O que é e para que o Roxflan é indicado?
Roxflan (besilato de anlodipino) é um medicamento amplamente utilizado no controle da hipertensão arterial (pressão alta) e no tratamento da angina (dor no peito causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o coração). Recomendado como opção de primeira linha, o Roxflan pode ser usado de forma isolada ou em associação com outros medicamentos específicos para controle da pressão ou alívio da dor torácica de origem cardíaca.
Como o Roxflan atua no organismo?
O princípio ativo do Roxflan, o anlodipino, age bloqueando a entrada de cálcio nas células do coração e da musculatura dos vasos sanguíneos. Esse mecanismo promove o relaxamento das artérias, facilitando o fluxo de sangue e oxigênio para o coração e diminuindo o esforço que ele precisa fazer. Como resultado, há uma redução da pressão arterial e alívio da angina.
Controlar a pressão alta é essencial para evitar complicações como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, comprometimento renal e infarto agudo do miocárdio. O uso correto de Roxflan ajuda a prevenir esses problemas, melhorando a saúde cardiovascular a longo prazo.
Contraindicações do Roxflan
O uso de Roxflan é contraindicado para pessoas com alergia às di-hidropiridinas (classe do anlodipino) ou a qualquer outro componente da fórmula.
Como usar o Roxflan corretamente?
A administração de Roxflan deve ser feita por via oral, com líquido em quantidade suficiente para facilitar a deglutição. Pode ser tomado com ou sem alimentos.
Dose inicial: geralmente, 5 mg uma vez ao dia.
Dose máxima: 10 mg diários, conforme orientação médica.
O medicamento pode ser associado a outras classes terapêuticas como diuréticos tiazídicos, betabloqueadores e inibidores da enzima conversora da angiotensina, sem prejuízo de sua eficácia.
Uso em populações específicas
Idosos: não é necessário ajuste de dose; o mesmo esquema adotado para adultos jovens é recomendado.
Crianças: ainda não há comprovação de eficácia e segurança para essa faixa etária.
Pacientes com insuficiência hepática: é necessário cautela na administração.
Pacientes com insuficiência renal: o Roxflan pode ser utilizado nas doses habituais, pois o anlodipino não é removido por diálise.
Importante
Siga rigorosamente a prescrição médica. Não altere a dose nem interrompa o uso sem orientação profissional. Roxflan não deve ser partido ou mastigado.