Para que serve o Bromidrato de Citalopram?
O Bromidrato de Citalopram é indicado para o tratamento da depressão e para a prevenção de recaídas após a melhora dos sintomas. Ele também é amplamente utilizado em terapias de longo prazo, ajudando a evitar novos episódios depressivos em pessoas com histórico de depressão recorrente.
Além disso, o medicamento é eficaz no tratamento do transtorno do pânico e do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Em alguns casos, seu médico pode recomendar o Bromidrato de Citalopram para outras condições específicas.
Se tiver dúvidas sobre o motivo de sua prescrição, consulte seu médico para orientações mais detalhadas.
Como tomar o Bromidrato de Citalopram?
Administração: Os comprimidos devem ser ingeridos por via oral, uma vez ao dia, no mesmo horário. Podem ser tomados com ou sem alimentos.
Instruções: Engula o comprimido inteiro com água, sem mastigar. Se necessário, ele pode ser partido ao meio. Para isso, posicione o comprimido sobre uma superfície seca, com a parte sulcada voltada para cima, e pressione suavemente nas extremidades até dividi-lo.
Importante: Siga rigorosamente as orientações médicas quanto aos horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o uso sem antes consultar seu médico.
Quando o uso do Bromidrato de Citalopram é contraindicado?
O uso do Bromidrato de Citalopram não é recomendado nas seguintes situações:
Alergia a qualquer componente da fórmula (veja a seção "Composição").
Uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAO), como fenelzina, iproniazida, tranilcipromina, selegilina (tratamento do Parkinson), moclobemida (tratamento da depressão) ou linezolida (antibiótico).
Uso de pimozida.
Histórico de arritmias cardíacas, diagnosticadas em exames como eletrocardiograma (ECG).
Gravidez ou lactação, exceto sob orientação médica.
Atenção
Aguarde 14 dias após suspender o uso de IMAOs antes de iniciar o Bromidrato de Citalopram. No caso da moclobemida, aguarde 24 horas.
Após encerrar o uso do Bromidrato de Citalopram, espere 7 dias antes de iniciar qualquer IMAO.
Advertências
Este medicamento pode apresentar riscos e causar efeitos indesejados. Leia a bula cuidadosamente e procure orientação médica ou farmacêutica antes de utilizá-lo.
Automedicação é perigosa. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico – Lei N.º 9.787/99.