Atesto, para o que é indicado e para o que serve?
Atesto é indicado na reposição de testosterona em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário.
Como o Atesto funciona?
Atesto é um medicamento que contém testosterona, um androgênio (hormônio masculino), como princípio ativo.
Atesto é injetado em um local do corpo onde pode ser armazenado e gradualmente liberado em um determinado período de tempo.
A testosterona é produzida principalmente nos testículos e, em pequena quantidade, em uma outra glândula (córtex adrenal).
A testosterona é responsável pela expressão das características masculinas durante o desenvolvimento do feto, da criança e do adolescente e, posteriormente, para a manutenção das características sexuais masculinas e de funções dependentes do hormônio masculino (por exemplo, produção de esperma, próstata, vesículas seminais e epidídimo).
A produção insuficiente de testosterona resulta no hipogonadismo masculino. Os sinais e sintomas associados ao hipogonadismo incluem, mas não se limitam a disfunção erétil, diminuição do desejo sexual, cansaço, depressão, pelos escassos e pouco desenvolvidos na região genital, risco aumentado dos ossos se tornarem fracos (osteoporose), aumento da gordura no abdome e diminuição da massa corporal magra e força muscular. A testosterona é administrada para melhorar os níveis hormonais deficientes no organismo e os sinais e sintomas relacionados.
Dependendo do órgão-alvo, a atividade da testosterona pode ser androgênica (por exemplo, na próstata, vesículas seminais, epidídimo) ou anabólica (proteínas) nos músculos, ossos, rins, fígado e na produção de células vermelhas no sangue.
Os efeitos da testosterona em alguns órgãos aparecem após a conversão da testosterona em estradiol (principal hormônio feminino), o qual se liga a receptores nas células-alvo (por exemplo, hipófise, tecido gorduroso, cérebro, ossos e células testiculares).
Em homens com função deficiente das gônadas, a reposição dos androgênios diminui a massa de gordura corporal, aumenta a massa corporal magra e força muscular e previne a perda óssea. Os androgênios podem melhorar a função sexual e também exercer efeitos psicotrópicos positivos devido à melhora do humor.
Quais as contraindicações do Atesto?
Atesto não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir. Caso apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico.
Alergia (hipersensibilidade) ao undecilato de testosterona ou qualquer um dos componentes do produto;
Presença ou suspeita de câncer androgênio-dependente, de próstata ou da glândula mamária do homem;
Níveis sanguíneos elevados de cálcio associados a tumores malignos;
Presença ou história de tumores de fígado.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.