O que é para que serve o Aquarela?
Tratamento da Esquizofrenia
O medicamento Aquarela é indicado para o tratamento da esquizofrenia, ajudando a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Transtorno Bipolar – Monoterapia
É recomendado para o tratamento agudo e manutenção de episódios de mania e episódios mistos relacionados ao transtorno bipolar tipo I, quando utilizado como monoterapia.
Transtorno Bipolar – Terapia Adjuntiva
O Aquarela também pode ser utilizado como tratamento complementar ao lítio ou ao valproato em casos de episódios de mania ou mistos no transtorno bipolar tipo I.
Como usar o Aquarela?
Via de administração: uso oral.
Indicação: uso adulto.
Apresentação: suspensão oral.
A administração deve ser feita exclusivamente por via oral, utilizando o copo dosador que acompanha o frasco. É essencial agitar bem o frasco antes de usar.
Posologia para Esquizofrenia
A dose inicial e a dose-alvo recomendadas variam entre 10 mg/dia (10 mL) e 15 mg/dia (15 mL), tomadas uma vez ao dia, com ou sem alimentos. O aumento da dose, quando necessário, não deve ocorrer antes de duas semanas.
Tratamento de Manutenção
O médico deve avaliar periodicamente a necessidade de continuar o uso.
Troca de Outros Antipsicóticos
Em alguns casos, a interrupção imediata do medicamento anterior pode ser adequada; em outros, é recomendada a redução gradual. O período de sobreposição entre os medicamentos deve ser o mais curto possível.
Posologia para Transtorno Bipolar
A dose inicial e de manutenção é de 15 mg/dia (15 mL), podendo ser utilizada sozinha ou junto com lítio ou valproato. Dependendo da resposta clínica, a dose pode ser aumentada para até 30 mg/dia (30 mL). Doses acima disso não foram avaliadas em estudos clínicos.
Ajustes de Dose
Não são necessários ajustes baseados em idade, sexo, etnia ou função renal/hepática. Alterações só são indicadas se o paciente estiver utilizando medicamentos que interfiram na concentração do aripiprazol no organismo ou se houver fatores que justifiquem ajuste.
Importante: não há estudos sobre a eficácia e segurança do uso por vias diferentes da oral.
Siga rigorosamente as orientações médicas, mantendo horários, doses e duração do tratamento. Nunca interrompa o uso sem a recomendação do médico.
Contraindicações
O Aquarela é contraindicado para pessoas com alergia ao aripiprazol ou a qualquer componente da fórmula. As reações alérgicas podem variar de coceira e urticária até casos mais graves, como anafilaxia.