O que é e para que serve o Duomo HP?
Duomo HP, composto por mesilato de doxazosina e finasterida, é indicado no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), especialmente em casos que apresentam sintomas urinários como hesitação, fluxo urinário fraco, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Também atua no alívio de sintomas irritativos, como urgência, queimação e noctúria. Além disso, o medicamento auxilia na redução do risco de retenção urinária aguda e na prevenção de intervenções cirúrgicas, como ressecção transuretral da próstata e prostatectomia.
Pacientes com hipertensão e HPB podem ser tratados com o mesilato de doxazosina, já que a substância contribui para o controle da pressão arterial sem causar impacto significativo em indivíduos normotensos.
Como usar o Duomo HP?
As cápsulas de Duomo HP devem ser ingeridas inteiras, acompanhadas de líquido. A posologia recomendada é de uma cápsula ao dia, preferencialmente no mesmo horário, conforme prescrição médica.
Em caso de esquecimento de dose, tome o medicamento assim que lembrar, exceto se estiver próximo do horário da próxima dose. Nesse caso, pule a dose esquecida e continue o tratamento normalmente. Não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar a esquecida.
A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico, considerando a resposta clínica do paciente. Importante: as cápsulas não devem ser partidas, abertas ou mastigadas.
Quando não devo usar o Duomo HP?
Duomo HP é contraindicado para mulheres, crianças e adolescentes menores de 18 anos. Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade ao mesilato de doxazosina, finasterida ou qualquer componente da fórmula.
Este medicamento também é contraindicado para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Gestantes não devem utilizar Duomo HP, pois ele está classificado como risco gestacional categoria X, ou seja, há evidências de risco fetal significativo em estudos realizados em humanos e animais, superando qualquer possível benefício.