Zelotril 50mg 12 Comprimidos
Infecções causadas por bactérias gram-negativas, gram-positivas, micoplasmas e espiroquetas sensíveis à enrofloxacina, por exemplo: infecções entéricas, infecções dermatológicas (piodermites), otites, infecções respiratórias, infecções genitourinárias, lesões traumáticas e pós-operatório.
Contraindicações:
Tendo em vista a possibilidade da ocorrência de efeitos artropáticos, não administrar o produto em animais na fase de crescimento rápido. Nos cães de raças pequenas e médias, essa fase ocorre entre 2 e 8 meses de idade. Nas raças grandes, esse período pode atingir 18 meses. Não utilizar em felinos com menos de 8 semanas de vida. Utilizar com cautela em animais com nefropatia grave. Não administrar em pacientes com histórico de hipersensibilidade às quinolonas.
A enrofloxacina, assim como as demais quinolonas, deve ser utilizada com cautela em animais com alterações prévias do sistema nervoso central. Nestes casos, raramente pode ocorrer estimulação, resultando em convulsões.
Efeitos adversos:
Raramente, os animais tratados com enrofloxacina podem apresentar anorexia, vômitos, diarréia e elevação das enzimas hepáticas.
Em felinos, existem relatos da ocorrência de degeneração retiniana relacionada ao tratamento com doses mais elevadas de enrofloxacina. Recomenda-se não exceder a dose terapêutica diária indicada para essa espécie.
Existem relatos raros de reações de hipersensibilidade associadas ao uso da enrofloxacina.