Vyzulta: Indicações e Benefícios
Para que é indicado o Vyzulta e como ele funciona?
O Vyzulta® (solução oftálmica de 0,024% latanoprosteno bunode) é recomendado para reduzir a pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
Como o Vyzulta age no organismo?
A pressão intraocular resulta do equilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso, um líquido que nutre e preserva as estruturas internas do olho. O aumento da PIO ocorre quando há dificuldades na drenagem desse líquido. O latanoprosteno bunode presente no Vyzulta melhora o fluxo do humor aquoso, diminuindo a PIO. A redução da pressão intraocular é crucial para retardar a progressão do glaucoma, minimizando o risco de perda do campo visual. A ação do Vyzulta começa entre 1 a 3 horas após a primeira aplicação, atingindo seu pico de eficácia em 11-13 horas.
Contraindicações do Vyzulta:
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou odontológica.
Como usar o Vyzulta?
Aplique uma gota no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia, à noite.
Se estiver usando outros colírios para reduzir a PIO junto com o Vyzulta®, administre cada medicamento com pelo menos cinco (5) minutos de intervalo.
Evite que a ponta do frasco toque o olho, estruturas adjacentes, dedos ou qualquer outra superfície para prevenir a contaminação da solução. Soluções contaminadas podem causar infecções oculares graves e perda de visão.
Siga as orientações do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar seu médico.
O que fazer se esquecer de usar o Vyzulta?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista.