Farmácia Indiana - Drogaria, Perfumaria e Manipulação

Buscar

Produtos encontrados: 165 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 165 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS: CONHEÇA A FUNÇÃO DESSES MEDICAMENTOS

 

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma dor ou um desconforto muscular. Ou então, experimentou uma febre alguma vez na vida, normalmente acompanhada de gripe e resfriado. Esses problemas são mais comuns do que imaginamos e podem surgir de forma repentina, dificultando as nossas atividades cotidianas e assim nos prejudicando de diversas formas. 

 

Felizmente, para esses males a ciência e a medicina já conhecem tratamento há muito tempo. Desde a consolidação da indústria farmacêutica, no século XIX, dia após dia novas descobertas vêm resultando em medicamentos cada vez mais eficazes para lidar com esses problemas. Especificamente nesses casos - de dores musculares, de cabeça, febre e mal-estar -, dois grupos de remédios são recomendados: os analgésicos e os antitérmicos. 

 

Em caixas com vários comprimidos ou em pequenas cartelas, eles são bastante populares no mundo todo e facilmente encontrado em qualquer farmácia, fazendo parte da bolsinha de medicamentos da maioria dos brasileiros. 

 

Mas será que você sabe realmente a diferença entre esses dois tipos de remédios e em quais ocasiões utilizá-los? 

 

Analgésicos

O analgésico é um tipo de medicamento que diminui ou interrompe as vias de transmissão nervosa. São elas as responsáveis pela captação da dor. Assim, esse medicamento faz com que o cérebro não receba mais o aviso de que há um foco de inflamação ou algo do tipo sem causar alterações de consciência ou efeito sedativo. São indicados para diversos tipos de dores, sendo um ótimo remédio para dor de cabeça, muscular e as causadas pela cólica.

 

Os medicamentos analgésicos bloqueiam os receptores sensoriais de nosso corpo, 

Existem três tipos de analgésicos: 

  • Não-opiáceo: analgésicos simples e os anti-inflamatórios não-hormonais;
  • Opiáceo fraco: medicamentos como a codeína e tramadol;
  • Opiáceo forte: medicamentos como a morfina e metadona.

 

Os medicamentos não-opiáceos são os mais comuns e utilizados. Mais fracos no alívio da dor, geralmente são de venda livre e não precisam de receitas. Já os opiáceos são indicados para dores mais fortes e intensas, que não são atenuadas com o uso de analgésicos convencionais. Eles são remédios controlados e precisam de receita assinada por um médico.

 

Antitérmicos

Também chamados de antipirético, febrífugos ou ainda antifebris, ele é indicado como remédio para febre. Ele age inibindo a atuação de uma enzima responsável por causar o problema.

 

A febre é uma resposta do organismo a uma infecção, inflamação ou lesão no sistema nervoso, e também uma forma de indicar esses problemas. A enzima que mencionamos se chama prostaglandina endoperóxido sintase e ela começa a ser produzida em grandes quantidades, interferindo diretamente no hipotálamo, região responsável por regular a temperatura do corpo humano. O medicamento antitérmico pode agir Impedindo que essa enzima seja produzida, ou impedindo que seu funcionamento do hipotálamo seja afetado.

 

Na Farmácia Indiana você encontra os principais analgésicos e antitérmicos do mercado

Depois de conhecer melhor sobre o que são e como funcionam os analgésicos e antitérmicos, você pode aproveitar as melhores ofertas desses medicamentos aqui na Farmácia Indiana. Contamos com as grandes marcas, como doralgina, neosaldina, lisador, doril, tylenol, ibuprofeno, termol, paracetamol, novalgina, dipirona e muito mais!