Compartilhar oferta
Venda sob prescrição médica
Livanel, para o que é indicado e para o que serve?
Livanel® (etonogestrel + etinilestradiol) é indicado para evitar a gravidez (anticoncepção).
Como o Livanel funciona?
Livanel® é um anel vaginal anticoncepcional usado para evitar a gravidez. Cada anel contém uma pequena quantidade de dois hormônios sexuais femininos – etonogestrel e etinilestradiol. O anel libera esses hormônios lentamente na circulação sanguínea. Como a quantidade de hormônios que é liberada é pequena, Livanel® é considerado um anticoncepcional hormonal de dose baixa e, como Livanel® libera dois tipos diferentes de hormônios, ele também é chamado de anticoncepcional hormonal combinado.
Livanel® funciona como uma pílula anticoncepcional combinada, mas em vez de tomar a pílula diariamente, o anel é usado durante 3 semanas seguidas. Livanel® libera dois hormônios sexuais femininos que impedem a liberação do óvulo pelos ovários. Se nenhum óvulo é liberado, você não pode engravidar.
Uma vantagem de Livanel® é que você não precisa lembrar de tomar a pílula todos os dias.
Informações adicionais sobre anticoncepcionais hormonais
Os anticoncepcionais hormonais combinados, assim como Livanel®, também podem apresentar benefícios não anticoncepcionais à saúde.
O seu período de menstruação pode ser encurtado e a perda de sangue pode ser menos intensa.
Consequentemente, o risco de anemia pode ser mais baixo. As cólicas menstruais podem ser menos intensas ou desaparecerem completamente. A sua menstruação pode ficar restrita ao período sem o uso do anel quando você usar Livanel®.
Além disso, alguns distúrbios graves foram relatados menos frequentemente em usuárias de anticoncepcionais hormonais contendo 50 mcg de etinilestradiol (pílulas de altas doses) do que em não usuárias.
Esse pode ser o caso do Livanel®, mas isso não foi confirmado. São eles:
Doença benigna da mama, cistos ovarianos, infecções pélvicas (doença inflamatória pélvica), gravidez ectópica (gravidez na qual o embrião se instala fora do útero), câncer de endométrio (espessamento da camada interna do útero) e de ovário.
Quais as contraindicações do Livanel?
Em algumas situações, você não deve utilizar anticoncepcionais hormonais combinados. Se alguma das seguintes condições se aplicar ao seu caso, informe ao seu médico. Ele poderá, então, orientá-la a usar um método anticonceptivo diferente (não-hormonal).
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que:
Tenham (ou já tiveram) um coágulo (trombose venosa) em um vaso da perna, nos pulmões (embolia pulmonar) ou em outros órgãos.
Já tiveram um ataque cardíaco, derrame cerebral, ou que tenham (ou já tiveram) uma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (como angina do peito ou forte dor no peito), ou de um derrame cerebral (como ataque isquêmico transitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível).
Tenham um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver um coágulo.
Tenham uma doença que afeta a coagulação do sangue, como por exemplo, deficiência de proteína C.
Tenham sido submetidas a cirurgia de grande porte (por exemplo, operação) e seus movimentos estão limitados por um longo período de tempo.
Tenham (ou tiveram) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”.
Tenham diabetes com lesão dos vasos sanguíneos.
Tenham (ou tiveram) inflamação do pâncreas (pancreatite) associada com elevadas concentrações de gordura no sangue.
Tenham (ou tiveram) doença grave no fígado e seu fígado ainda não está funcionando normalmente.
Tenham (ou tiveram) um tumor benigno ou maligno no fígado.
Tenham (ou tiveram) ou possivelmente terão câncer de mama ou dos órgãos genitais.
Tenham qualquer sangramento vaginal não explicado.
Sejam alérgicas ao etinilestradiol ou etonogestrel, ou a qualquer outro componente da fórmula de Livanel®.
Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso de Livanel®, retire-o imediatamente e consulte o seu médico. Enquanto isso utilize métodos anticonceptivos não hormonais.
Para possíveis sinais de um coágulo, veja item “Quais cuidados devo ter ao usar o Livanel? - Coágulos (Trombose)”.
Não use Livanel® se você tiver hepatite C e estiver sob tratamento com o regime combinado de medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir com ou sem dasabuvir.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitem que possam estar.
Livanel® não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que pensem que possam estar grávidas. Se você engravidar enquanto estiver usando Livanel®, você deve retirar o anel e informar ao seu médico.