Firialta, para o que é indicado e para o que serve?
Firialta® (finerenona) é usado para tratar adultos com doença renal crônica (estágios 3 e 4 com presença anormal da proteína albumina na urina) associada a diabetes tipo 2.
A doença renal é uma doença crônica que ocorre quando os rins pioram continuamente na remoção de resíduos e fluidos do sangue.
O diabetes tipo 2 ocorre quando seu corpo não consegue manter os níveis de açúcar no sangue normais, seu corpo não produz insulina suficiente ou não pode usar a insulina adequadamente. Isso leva a um alto nível de açúcar no sangue.
Como o Firialta funciona?
Firialta® (finerenona) contém a substância ativa finerenona. A finerenona é um “antagonista do receptor mineralocorticoide (ARM)” não esteroidal. Ela age bloqueando certos hormônios (mineralocorticóides) que podem causar danos aos rins e ao coração.
A finerenona começa a agir nas primeiras horas após tomá-la.
Quais as contraindicações do Firialta?
Não utilize Firialta® (finerenona) e informe ao seu médico caso você seja alérgico à finerenona a qualquer um dos excipientes.
Não utilize Firialta® (finerenona) e informe ao seu médico se você está tomando um inibidor potente do CYP3A4, por exemplo:
O itraconazol ou cetoconazol, para tratar infecções causadas por fungos ou leveduras.
Ritonavir, nelfinavir ou cobicistate, para tratar a infecção por HIV.
Claritromicina, para tratar infecções bacterianas.
Telitromicina, para tratar pneumonia.
Nefazodona, para tratar a depressão.
Tem doença de Addison (quando seu corpo não produz suficientemente os hormônios ‘cortisol’ e ‘aldosterona’).