Escopen Composto: Para que serve e quando é indicado?
Escopen Composto é um medicamento indicado para aliviar os sintomas de cólicas e dores intensas causadas por espasmos nos sistemas digestivo, urinário, biliar e reprodutivo feminino, incluindo desconfortos menstruais.
Como Escopen Composto age no organismo?
Com ação antiespasmódica e analgésica, Escopen Composto relaxa as contrações dolorosas, proporcionando alívio rápido e prolongado das cólicas e desconforto abdominal. Seu efeito começa logo após a ingestão e pode durar entre 6 a 8 horas.
Quem não deve usar Escopen Composto?
O uso do Escopen Composto não é recomendado para pessoas que possuem alergia a dipirona ou substâncias similares, como isopropilaminofenazona, propifenazona e fenazona, além de indivíduos sensíveis ao butilbrometo de escopolamina.
Ele também é contraindicado para quem já apresentou reações alérgicas a analgésicos, como febre, inchaço na garganta, dificuldades respiratórias ou reações anafilactoides.
Além disso, pacientes com histórico de problemas na medula óssea, distúrbios sanguíneos, porfiria hepática, glaucoma, aumento da próstata, dificuldades para urinar, problemas gastrointestinais como íleo paralítico, megacólon ou estreitamento intestinal devem evitar o medicamento.
Mulheres grávidas a partir do sexto mês de gestação e lactantes também não devem utilizar o Escopen Composto sem orientação médica. Caso haja suspeita de gravidez, consulte um profissional de saúde imediatamente.