O que é o Eparema e para que serve?
O Eparema é um medicamento fitoterápico tradicionalmente indicado para auxiliar no alívio da má digestão, nos distúrbios do fígado e das vias biliares, além de contribuir para o tratamento da prisão de ventre leve. Sua fórmula atua de forma natural, ajudando o organismo a restabelecer o equilíbrio digestivo e promover uma sensação de bem-estar após as refeições.
Como o Eparema age no organismo?
O Eparema estimula a produção e eliminação da bile — substância essencial para a digestão de gorduras —, favorecendo o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, possui ação laxante suave, que auxilia no trânsito intestinal sem causar dependência ou irritações, proporcionando conforto e leveza de forma natural.
Quais são as contraindicações do Eparema?
O uso de Eparema é contraindicado para pessoas com doenças graves nos rins, fígado ou coração.
Também não deve ser utilizado em casos de:
- Constipação crônica ou dor abdominal sem causa conhecida;
- Obstrução intestinal e doenças inflamatórias agudas do intestino, como colite e doença de Crohn;
- Úlceras no trato digestivo ou refluxo gástrico;
- Distúrbios hidroeletrolíticos e condições como íleo paralítico, cólon irritável, diverticulite ou apendicite;
- Alergia a qualquer componente da fórmula.
O medicamento é contraindicado durante a gravidez e o período de amamentação, devido à presença de alcaloides com risco de neurotoxicidade.
- Exclusivo Drágea: não deve ser utilizado por crianças menores de 10 anos.
- Exclusivo Solução Oral: contraindicado para uso pediátrico.
Como usar o Eparema?
Drágea
O Eparema Drágea é de uso oral e pode ser ingerido antes, durante ou após as refeições.
- Adultos: uma drágea, duas vezes ao dia. Em casos de constipação, pode-se tomar mais uma ou duas drágeas antes de dormir.
- Crianças acima de 10 anos: uma drágea, uma ou duas vezes ao dia.
A duração do tratamento deve ser definida conforme a necessidade de cada paciente. O uso contínuo por mais de duas semanas requer orientação médica.
Não exceda a dose recomendada e não parta, abra ou mastigue o comprimido. O produto é indicado apenas para uso oral e não deve ser administrado por vias injetável ou oftálmica.
Solução Oral
O Eparema Solução Oral também deve ser ingerido por via oral, podendo ser tomado antes, durante ou após as refeições.
- Eparema 206 mg/mL (frasco): uma colher de chá (5 mL), pura ou diluída em pequena quantidade de água, duas vezes ao dia. Em casos de constipação, podem ser tomadas mais uma ou duas colheres à noite.
- Eparema 103 mg/mL (flaconete): um flaconete, duas vezes ao dia. Se houver constipação, é possível tomar mais um ou dois flaconetes antes de dormir.
A duração do tratamento depende da gravidade do quadro. Caso o uso ultrapasse duas semanas, é indispensável consultar um médico. Assim como a versão em drágea, a solução oral não deve ser administrada pelas vias injetável ou oftálmica.