Dipirona Sódica 1g Neo Química Genérico 10 Comprimidos
O que é e para que serve?
O medicamento é indicado para reduzir a febre e proporcionar alívio de dor, atuando como antitérmico e analgésico. É recomendado para uso oral em adultos e jovens a partir de 15 anos.
Contraindicações
Não deve ser utilizado por pessoas com alergia ou intolerância à dipirona ou a qualquer componente da fórmula, bem como a outras pirazolonas (como fenazona e propifenazona) ou pirazolidinas (como fenilbutazona e oxifembutazona). É contraindicado durante a gravidez e a amamentação, e não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe seu médico imediatamente se houver suspeita de gravidez. Este medicamento também não é indicado para menores de 15 anos.
Reações Adversas
A dipirona pode provocar reações adversas como choque anafilático, erupções cutâneas, coceira, ardor, vermelhidão, urticária e inchaço. Pode também causar anemia aplástica, agranulocitose, pancitopenia, e, raramente, trombocitopenia e queda significativa da pressão arterial. Em casos muito raros, especialmente em pessoas com histórico de problemas renais, pode haver insuficiência renal aguda com redução na produção de urina ou aumento na perda de proteínas na urina, e em alguns casos, nefrite intersticial aguda. Pode ocorrer uma coloração avermelhada na urina.
Precauções
Pacientes com asma brônquica, especialmente aqueles com rinossinusite poliposa, urticária crônica, intolerância ao álcool (como reações a pequenas quantidades de bebidas alcoólicas) e intolerância a corantes (como tartrazina) ou conservantes (como benzoatos) têm um risco maior de reações anafiláticas graves. A dipirona pode provocar reações hipotensivas isoladas. Se você tem insuficiência renal ou hepática, é recomendável evitar altas doses do medicamento.